Sociedade são Vicente de Paulo

foto-separada-SSVP

A Sociedade  São Vicente de  Paulo (SSVP) é uma organização civil de leigos, homens e mulheres, dedicada ao trabalho cristão de caridade. Foi criada em 23 de abril de 1833, em Paris, na França, por um grupo de 6 jovens universitários católicos e um senhor mais velho, com o objetivo de aliviar o sofrimento das pessoas vulneráveis e fortalecer a fé de seus membros. Rapidamente a Sociedade espalhou-se pelo mundo e já está presente em 150 países.

No Brasil, a instituição foi fundada em 1872. No nosso país são aproximadamente 153 mil membros, também conhecidos como confrades (homens) e consocias (mulheres). Aqui a instituição mantém creches, escolas, projetos sociais, lares de idosos, e contato semanal com cerca de 74 mil famílias em necessidade.

O trabalho de Caridade desenvolvido pela Sociedade de São Vicente de Paulo ao longo de mais de um século no Brasil teve como consequências uma expansão de atividades e a obtenção de uma grande credibilidade por parte da população.

Assim, pouco a pouco, foi sendo formada uma grande rede de Caridade, formada pelos voluntários, que se reúnem em Conferências. Elas são grupos que se reúnem em paróquias, escolas, residências e têm como objetivo organizar o serviço prestado por seus membros às famílias favorecidas.

Existem cerca de 20 mil Conferências no Brasil, que reúnem aproximadamente 153 mil voluntários.

Além de atuar em situações emergenciais provendo alimentos, roupas e remédios para pessoas em apuros, a Sociedade de São Vicente de Paulo procura encontrar formas de promoção das pessoas que ajuda.

A Sociedade São Vicente de Paulo em Salto completou 100 anos, tendo sido fundada em 11 de fevereiro de 1917.

Em 24 de outubro de 1937, foi fundada a Obra Especial “Associação de São Vicente de Paulo”, com intuito de construir uma “Vila Vicentina” para abrigar as famílias atendidas pelos vicentinos.

Vincula a Sociedade de São Vicente de Paulo um “Asilo de Velhos” (termo utilizado na época), para acolher e manter os idosos desamparados foi efetivada.

Nestes cem anos de existência, a Conferência Nossa Senhora do Monte Serrat multiplicou seu trabalho de caridade e fé em todas as regiões da cidade por meio das outras conferências que foram surgindo.

Atualmente a cidade conta com 22 conferências dirigidas por três conselhos: Nossa Senhora do Monte Serrat, Nossa Senhora Aparecida e Cristo Rei. São elas: Nossa Senhora do Monte Serrat, São Benedito, Santo Antônio, São José, São Francisco de Assis, São João Batista, Santa Terezinha do Menino Jesus, Nossa Senhora Imaculada Conceição, São Judas Tadeu, São Roque, São Pio X, São Luiz de Gonzaga, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora Auxiliadora, São João Bosco, São Pedro, São Paulo Apóstolo, Nossa Senhora de Fátima, Santa Rita, São Lucas, Sagrado Coração de Jesus e Cristo Rei.

A principal atividade dos “Vicentinos” denominação dos voluntários que participam da instituição é realizar as visitas as famílias com vulnerabilidade social em toda cidade .

Os membros se reúnem semanalmente para definir as visitas as famílias carentes , verificar as necessidades das famílias,  compartilhar as experiências realizando  a caridade de forma organizada.

Contato: Tel: (11) 4029-2376 – (11) 4028-9870 – (11) 4028-9876