Pastoral da Criança

crianca

"Para que todas as crianças tenham vida em abundância" (Cf. Jo 10, 10).

Quem somos

A Pastoral da Criança, organismo de ação social da CNBB, alicerça sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania tendo como objetivo o "desenvolvimento integral das crianças, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político" (Artigo 2º do Estatuto).

Missão

A missão da Pastoral da Criança é promover o desenvolvimento das crianças, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, do ventre materno aos seis anos, por meio de orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, fundamentadas na mística cristã que une fé e vida, contribuindo para que suas famílias e comunidades realizem sua própria transformação.

Visão

“Trabalhamos por um mundo sem mortes materno-infantis evitáveis e onde todas as crianças, mesmo as mais vulneráveis, viverão num ambiente favorável ao seu desenvolvimento” (Cf. Isaías capítulo 65, a partir do versículo 16).

Crenças

• Partilha e Solidariedade.
• Deus se revela preferencialmente aos pobres.
• Fé é Vida: vivenciar a fé, por meio de ações concretas na comunidade.
• A glória de Deus é a vida.

• Adesão à missão da Pastoral da Criança.
• Ética (transparência, honestidade, justiça, equidade).
• Simplicidade.
• Não discriminação.
• Compromisso com os resultados.
• Perseverança.
• Valorização das crianças, gestantes e das famílias.
• Alegria em servir.
• Multiplicar o saber.
• Ir ao encontro, buscar proximidade.

O tripé da Pastoral da Criança:
  • Visita domiciliar as famílias das gestantes ou crianças cadastradas de zero a seis anos de idade ( a líder tem a função de conhecer a realidade de cada família baseando-se nos indicadores de Oportunidades e conquistas referente a idade de cada criança ou gestante visitada);

• Celebração da vida ( pesagens, brincadeiras com as crianças e rodas de conversas com os pais);

• RRA: Reunião para Reflexão e avaliação ( momento onde são avaliados e questionados os pontos positivos e negativos observados e elaborada a FABS que será enviada a Nacional para se fazer a tabulação dos dados).

Fundação

Fundada em 1983, na cidade de Florestópolis, Paraná, pela médica sanitarista e pediatra, Dra. Zilda Arns Neumann, e pelo então Arcebispo de Londrina, hoje cardeal emérito, Dom Geraldo Majella Agnelo. A Pastoral da Criança hoje se faz presente em todos os estados brasileiros e em outros 10 países da África, Ásia, América Latina e Caribe.

Níveis de coordenação

A Pastoral da Criança se organiza por comunidade, ramo, área, setor, estado e país, tendo equipes de coordenação e conselhos em cada um deles, com normas e estruturação determinadas pelo Regimento Interno, aprovado pela Assembleia Geral.

Paroquias, nome e contato do coordenador paroquial, comunidade, endereço, dia e horário das celebrações.

• Paroquia Cristo Rei: coordenadora Sra. Ana Paula Antunes, fone (011)4028 7213.
    - Comunidade Santa Luzia, localizada à Rua Eugenio de Oliveira, 1102 - Bairro Jardim União. Celebrações sempre no quarto sábado do mês a partir das 14h00min

• Paróquia São Benedito: coordenadora Sra. Luiza Aguiar Gentile, fone 4029 2102.
    - Comunidade Divino Espirito Santo localizada à Rua John Kennedy, 652- Bairro Bela vista. Celebrações sempre no quarto sábado do mês a partir das 14h00min
  • Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrat: coordenadora Sra. Margaretha Cronn Nicácio , fone (011) 40295297.
    - Comunidade São Pedro e São Paulo localizada à Rua Estado de São Paulo, 181. Celebrações sempre no terceiro sábado do mês a partir das 09h00min
    - Comunidade Salto de São José localizada à Avenida dos Peixes, 449. Celebrações sempre no Terceiro sábado do mês a partir das 14h00min Paroquia Nossa Senhora Aparecida: coordenadora Sra. Nilsa Maria da S. de Lima, fone (011) 4028 7381.
    - Comunidade Santa Cruz localizada à Avenida Anita Garibaldi, 381- Jardim Santa Cruz, celebrações sempre no quarto sábado do mês a partir das 14h00min
    - Comunidade Nossa Senhora do Cenáculo localizada à Rua Campinas, 60 - Jardim Cidade II, celebrações sempre no terceiro sábado do mês a partir das 14h00min
  • Paroquia São Roque: coordenadora Sra. Lucélia Rosa, (trabalho paralisado no momento, devido a reformas no prédio paroquial).

Coordenadora do Setor Jundiaí: Sra. Sonia Maria Furlan R. Nogueiro
Coordenadora de Área Salto: Sra. Ana Lúcia Muchiuti Stoco ( com mandato de 2018 a dezembro de 2019)