Pastoral da Saúde

saude

A Pastoral da Saúde é uma das mais antigas ações realizadas pelos voluntários nas Paróquias, documenta-se que teve início na Paróquia São Benedito Salto/SP, por volta do ano de 1980 com o Padre Paulo Haenraetz e algumas senhoras que passaram a visitar os doentes impossibilitados de comparecer às missas, fazendo-lhes visitas domiciliares e levando-lhes a comunhão.

Essa Pastoral é uma ação de misericórdia e caridade para com o próximo, segue os ensinamentos do Cristo que pede em seu Evangelho “visitai os que se encontram enfermos”, as visitas consistem em levar uma palavra de conforto e esperança ao doente e seus familiares.

Os agentes fazem as visitas sempre em duplas, na maior discrição, obedecendo sempre a vontade e a disponibilidade do doente e sua família, procurando também passar a eles orientações sobre direitos na saúde pública.

Como toda ação pastoral da Igreja, a Pastoral da Saúde é ecumênica, procurando ver no irmão doente o próprio Cristo, aquele que sofre e precisa de conforto. Os agentes testemunham que muitas pessoas ficam um tanto preocupadas em visitar os doentes, com receio se vão conseguir falar algo, se vão se impressionar com a doença; mas após esse impacto, testemunham que quem realmente sai repleto de graça é ele próprio, pois aquele doente, em sua fragilidade, nos ensina o quanto somos importantes para ele naquele momento de sofrimento.

A Pastoral da Saúde atua nas cinco Paróquias de Salto, cada uma com seu coordenador, obedecendo às normas da Pastoral Diocesana, e com seu método próprio de assistência aos doentes.

PARÓQUIA SÃO BENEDITO

Coordenadora: Evanilce Aparecida Blanco

Reunião: nos 3º sábado dos meses pares: fevereiro, abril, junho, agosto, outubro e dezembro às 14h:30m no Centro Comunitário São Benedito.