Cáritas Salto

A Cáritas Salto foi constituída no ano de 2005, integrando as Pastorais Sociais das paróquias saltenses e as entidades membros.

A Cáritas executa seus serviços, projetos e programas de forma gratuita, continuada, permanente e planejada ao atendimento da proteção social básica. Também realiza estudos relativos à problemática social, educacional e promocional buscando soluções adequadas a cada realidade.

missao
Missão
Defender e promover a vida, participando da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural, junto com as pessoas em situação de exclusão social.

História

As pastorais sociais atuam na cidade de Salto há mais de 30 anos, prestando um serviço totalmente voluntário, e sempre enfrentaram dificuldades na obtenção de recursos para realização dos seus objetivos, principalmente pelo grande número de famílias vivendo em situações de exclusão, e também por não contar com voluntários treinados para elaborar projetos para acesso aos recursos públicos visando o atendimento dessa população em risco social.

A Cáritas foi criada em 2005, unindo essa rede de pastorais sociais, solucionando algumas dessas necessidades, e passando a ser o elo entre as fontes de recursos públicos existentes, com suas especificidades e exigências.

Com o passar do tempo, além de apoiar as ações das pastorais sociais, a Cáritas também passou a desenvolver projetos próprios voltados para a população em situação de vulnerabilidade e risco social.

Em Setembro de 2010, deu início ao Núcleo Marília, criando o Projeto Família-Cidadã, um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), destinado à população residente no Bairro Jardim Marília e adjacências, região onde foram alocadas famílias oriundas do desfavelamento da cidade de Salto, ofertando um espaço de convivência com atendimento contínuo, permanente e planejado para formação da cidadania, desenvolvimento do protagonismo e autonomia das crianças, adolescentes e famílias residentes no território.

Conselho Diretor

Presidente: Agnaldo Tavares Ribeiro
Vice-presidente: Célia Regina Mosca Bergantin
Primeira Secretária: Nora Garcia Perina
Segundo Secretário: Marco Antônio Gelatti
Primeira Tesoureira: Maria Aparecida Sampaio Marcolino Mião
Segundo Tesoureiro: Dimas Constant

Conselho Fiscal:

Membros Efetivos:
Patrícia Gomes Araújo Costa;
Maria De Lourdes Peres Martoni;
Ana Lúcia Muchiuti Stoco.

Suplentes:
Elcino Rodrigues Pimenta;
Maria Angélica Andrietta Leite;
Vigência: de 12 de maio de 2022 a 11 de maio de 2025.

Corpo Técnico da Entidade:

Coordenadora: Claudimara Rita Santa Rosa;
Professor de Música: Jacob Olímpio da Rocha;
Monitora Social: Lúcia de Fátima da Silva Lima;
Monitora Social: Valdete de Fátima Lima dos Santos;
Assistente Administrativa: Silmara Salete Vicente de Aguiar;
Assistente Social: Silvia Cristina da Silva;
Auxiliar Administrativa: Suzana de Camargo de Godoy;
Psicopedagogo: Rafael Alexandre Ferreira;
Psicólogo: Vagner Ribeiro Alves Borba.

Prestadores de Serviços:

Professor de Zumba: Adriano de Amaral Lima;
Contadora de Histórias: Valdirene Barbosa Brasiliano;
Instrutor de Judô: Helbert Carlos de Souza;
Professora de Balé: Aline Alves Ramalho;
Monitora de Informática: Sirlei Castellan Rosa.

A Cáritas Salto participa dos seguintes Conselhos:
CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social;
CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente;