Cáritas Salto

Pastoral da Criança

“Para que todas as crianças tenham vida em abundância” (Cf. Jo 10, 10).

Quem Somos:
A Pastoral da Criança, organismo de ação social da CNBB, alicerça sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania tendo como objetivo o “desenvolvimento integral das crianças, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político” (Artigo 2º do Estatuto).

Missão:
A missão da Pastoral da Criança é promover o desenvolvimento das crianças, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, do ventre materno aos seis anos, por meio de orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, fundamentadas na mística cristã que une fé e vida, contribuindo para que suas famílias e comunidades realizem sua própria transformação.

Visão:
“Trabalhamos por um mundo sem mortes materno-infantis evitáveis e onde todas as crianças, mesmo as mais vulneráveis, viverão num ambiente favorável ao seu desenvolvimento” (Cf. Isaías capítulo 65, a partir do versículo 16).

Crenças:
• Partilha e Solidariedade
• Deus se revela preferencialmente aos pobres
• Fé é Vida: vivenciar a fé, por meio de ações concretas na comunidade
• A glória de Deus é a vida

Valores:
• Adesão à missão da Pastoral da Criança
• Ética (transparência, honestidade, justiça, equidade)
• Simplicidade
• Não discriminação
• Compromisso com os resultados
• Perseverança
• Valorização das crianças, gestantes e das famílias
• Alegria em servir
• Multiplicar o saber
• Ir ao encontro, buscar proximidade

O Tripé da Pastoral da Criança:
• Visita domiciliar as famílias das gestantes ou crianças cadastradas de zero a seis anos de idade (a líder tem a função de conhecer a realidade de cada família baseando-se nos indicadores de Oportunidades e conquistas referente a idade de cada criança ou gestante visitada);
• Celebração da vida (pesagens, brincadeiras com as crianças e rodas de conversas com os pais);
• RRA: Reunião para Reflexão e avaliação (momento onde são avaliados e questionados os pontos positivos e negativos observados e elaborada a FABS que será enviada a Nacional para se fazer a tabulação dos dados).

Fundação:
Fundada em 1983, na cidade de Florestópolis, Paraná, pela médica sanitarista e pediatra, Dra. Zilda Arns Neumann, e pelo então Arcebispo de Londrina, hoje cardeal emérito, Dom Geraldo Majella Agnelo. A Pastoral da Criança hoje se faz presente em todos os estados brasileiros e em outros 10 países da África, Ásia, América Latina e Caribe.

Níveis de Coordenação:
A Pastoral da Criança se organiza por comunidade, ramo, área, setor, estado e país, tendo equipes de coordenação e conselhos em cada um deles, com normas e estruturação determinadas pelo Regimento Interno, aprovado pela Assembleia Geral.

Coordenação Regional:
Setor Jundiaí: Sônia Maria Furlan R. Nogueiro;
Área de Salto: Ana Lúcia Muchiuti Stoco;

Paróquias, coordenadores, comunidades, endereços, dias e horários das celebrações:

• Paróquia Cristo Rei:
    Coordenadora: Ana Lúcia de Oliveira Silvestre;
    Celebrações: Comunidade Santa Luzia (Eugênio de Oliveira, 1102, Jardim União) no quarto sábado do mês às 14:00hs.
  • Paróquia São Benedito:
    Coordenadora: Valdete Lima dos Santos;
    Celebrações: Comunidade Divino Espirito Santo (John Kennedy, 652, Bela vista) no quarto sábado do mês às 14:00hs
  • Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrat:
    Coordenadora: Margaretha Catharina Maria Croon Nicácio;
    Celebrações: Comunidade São Pedro e São Paulo (Rua Estado de São Paulo, 181) no terceiro sábado do mês às 09:00hs e na Comunidade Salto de São José (Av. dos Peixes, 449) no terceiro sábado do mês às 14:00hs.
  • Paroquia Nossa Senhora Aparecida:
    Coordenadora: Débora Fabiana de Oliveira Zotti;
    Celebrações: Comunidade Nossa Senhora do Cenáculo (Rua Campinas, 60, Jardim Cidade II) no terceiro sábado do mês à 14:00hs.
  • Paróquia Santa Cruz:
    Coordenadora: Nilsa Maria da Silva de Lima;
    Celebrações: Comunidade Santa Cruz (Av. Anita Garibaldi, 381, Jardim Santa Cruz) no quarto sábado do mês às 14:00hs.