O Movimento une Fé e Política na medida em que concebe a política como uma dimensão fundamental para a vivência da Fé e a Fé como horizonte da utopia política. Seu enfoque leva a assumir a causa dos pobres, oprimidos e excluídos, prioriza a conscientização e organização popular, afirma as classes populares como principal sujeito da própria história, compromete-se com o exercício da cidadania ativa e quer construir uma sociedade socialista, democrática, plural e planetária.
A Pastoral Fé e Política anima os cristãos e cristãs que atuam em partidos políticos, sindicatos, associações, movimentos, cooperativas e outras organizações populares, em favor de um outro mundo possível onde, superada a sociedade de mercado, a Humanidade se reconcilie consigo mesma e com a Terra, aproximando-se assim da utopia do Reino de Deus.
Essa Pastoral atua nas paróquias de forma a fortalecer, esclarecer e disseminar debates sobre temas e problemáticas trazidas, principalmente durante as Campanhas da Fraternidade que a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) promove anualmente para reflexão.
Coordenador: Wellington Gessoli
Como Pastoral Regional, atualmente suas atividades estão concentradas na Paróquia São Bendito.