Cáritas Salto

Demais Oficinas

Oficinas que atendem, além dos participantes do Recriando, mais 70 crianças / adolescentes, permitindo a ampliação informacional, artística e cultural. Seu objetivo é despertar e aguçar o interesse em participar de atividades diversificadas procurando o desenvolvimento emocional, o lúdico, a criatividade e aprendizagem, buscando desenvolver a imaginação, raciocínio lógico e coordenação motora.

Visam o convívio grupal, o desenvolvimento físico, emocional, a competição, trabalhando as derrotas e sucessos, superando a timidez frente a grandes grupos, trabalhando o relacionamento interpessoal, valorizando comportamentos como: perseverança, dedicação, disciplina, responsabilidade, respeito e humildade.

Essas 70 crianças/adolescentes frequentam essas oficinas no mínimo 3 vezes na semana recebendo alimentação.

São as seguintes oficinas ofertadas no Núcleo Marília:

Balé  (Projeto Movimente-se)

Atividade que proporciona aos participantes a realização de um sonho, oferecendo aulas de conhecimento da arte da dança, posicionamento corporal, disciplina, proporcionando também um espaço de convivência e construção de novas relações de amizade e novas formas de expressão e comunicação.

Judô (Projeto Artes e Lutas)

O esporte é fundamental para a socialização, o respeito, a disciplina e a melhoria da qualidade de vida. Essa atividade é realizada em parceria com a Secretaria de Esportes de Salto, que cede um professor de judô e proporciona aos participantes (crianças e adolescentes), conhecimentos da história e das técnicas de judô, estimulando valores e companheirismo.

Artesanato (Projeto Artes e Lutas)

Ensino de técnicas de pinturas em madeira, vidros, material reciclável e outros, proporcionando também, um espaço para desenvolvimento da criatividade, habilidade, respeito e ajuda mútua.

Informática

Atividade que é a porta de entrada para as crianças e adolescentes na entidade, pois através dela os participantes vão interagindo e se adaptando às demais oficinas e ações ali desenvolvidas.

Bombrincar

Espaço destinado ao ato de brincar, importante para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Uma monitora social, com a supervisão de psicólogos, elabora atividades com brinquedos pedagógicos, dvds, vídeos e livros direcionados para cada idade, trabalhando também o convívio grupal, respeito e princípios de cidadania.

Solução Jovem

Destinada a promover a autonomia e o protagonismo de um grupo de adolescentes de 13 a 17 anos de idade. A Oficina tem o objetivo de incentivar os mesmos a identificar algum problema na comunidade e, a partir dessa identificação, desenvolver projetos que permitam trocas de experiências, valores, atitudes e habilidades, buscando a melhor resposta diante do contexto apresentado.

Entre os projetos desenvolvidos estão:

Gesto de Amor: O projeto “Gesto de Amor” foi realizado no mês de novembro de 2017, onde foram feitas visitas a instituição “Casa de Belém”

Ouvir e Aprender: Neste projeto foram realizadas quatro visitas ao Lar de Idosos “Assistência Vicentina Frederico Ozanam”

Velha Guarda: projeto de convivência com idosos do Lar Frederico Ozonam.

Zenbelê: projeto com o objetivo de visitar a instituição Casa de Belém a fim de promover atividades lúdicas com as crianças.

Vendetta: projeto que convidou palestrantes para apresentar ao público a temática sobre “As Imposições Sociais” que a nossa atual sociedade vem se manifestando através das deficiências no processo educacional.  Evento para 70 pessoas no CEC Paulo Freire, Salto.

Libertar: projeto que convidou uma psicóloga e uma socióloga como palestrantes para apresentar ao público a temática sobre o Discurso do Ódio e Intolerância na Sociedade Atual. Evento para 100 pessoas na CEUNSP, Itu.