O Projeto Recriando atende em média 70 crianças e adolescentes de 6 a 15 e de 15 a 17 anos de idade. As atividades são desenvolvidas de segunda à sexta-feira, dentro do contra turno escolar, visando integrar a escola, a família e a comunidade, desenvolvendo valores e princípios éticos, propiciando bem estar à família, culminando na melhoria do desenvolvimento, além da consciência do grupo, através da reflexão sobre suas formas de agir e pensar. Essas crianças/adolescentes são selecionadas pelo corpo técnico, através de levantamento psicossocial, dentre as de maior risco e vulnerabilidade.
Possibilita um convívio grupal, comunitário e social no desenvolvimento de relações de afetividade, de solidariedade e respeito mútuo, resgatando as brincadeiras tradicionais, atividades e jogos lúdicos, rodas de conversas, brincadeiras diversas, vídeos infantis motivacionais, contação de histórias, estimulando o raciocínio lógico, a criatividade, auxiliando as crianças no processo de construção do conhecimento visando potencializar capacidades, ampliando possibilidades de compreenderem e transformarem a realidade, junto a escola, a família e a comunidade, desenvolvendo valores e princípios éticos. Tudo isso com acompanhamento de psicólogos, psicopedagogos, assistente social. Acredita-se que deste modo, poderão agir com maior autonomia, descobrindo outras possibilidades de qualidade de vida. Através das visitas domiciliares e nas escola, a serem realizadas pela dupla psicossocial será construído o efetivo exercício da cidadania, a conscientização a cerca de novas perspectivas de vida e possibilidade de mudança de comportamento, aprimorando o conhecimento e ampliando o acesso às informações de direitos e deveres asseguradas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
Esses atendidos também participam das demais atividades/oficinas ofertadas pela organização, de forma a permanecer um tempo maior nesse espaço, onde também recebem alimentação.