A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) é uma organização civil de leigos, homens e mulheres, dedicada ao trabalho cristão de caridade. Foi criada em 23 de abril de 1833, em Paris, na França, com o objetivo de aliviar o sofrimento das pessoas vulneráveis e fortalecer a fé de seus membros. Está presente em 150 países.
No Brasil, a instituição foi fundada em 1872. No nosso país são aproximadamente 153 mil membros, também conhecidos como confrades (homens) e consócias (mulheres). Aqui a instituição mantém creches, escolas, projetos sociais, lares de idosos, e contato semanal com cerca de 74 mil famílias em necessidade.
Existem cerca de 20 mil Conferências no Brasil, que reúnem aproximadamente 153 mil voluntários. Além de atuar em situações emergenciais provendo alimentos, roupas e remédios para pessoas em apuros, a Sociedade de São Vicente de Paulo procura encontrar formas de promoção das pessoas que ajuda.
A Sociedade São Vicente de Paulo em Salto completou 100 anos, tendo sido fundada em 11 de fevereiro de 1917. Atualmente a cidade conta com 22 conferências
A principal atividade dos “Vicentinos” é realizar as visitas as famílias com vulnerabilidade social em toda cidade. Os membros se reúnem semanalmente para definir as visitas as famílias carentes, verificar as necessidades das famílias, compartilhar as experiências realizando a caridade de forma organizada.